Museu Marítimo de Esposende

ESPOSENDE (Portugal): Museu Marítimo.

Situado no icónico e imponente edifício da Estação de Socorros a Náufragos de Esposende, sobranceiro ao Rio Cávado, o Museu Marítimo de Esposende já se tornou num equipamento cultural concelhio de referência e de visita obrigatória.

O imóvel encontrava-se num estado de acelerada degradação, quando, por ação direta da Associação Fórum Esposendense, foi totalmente restaurado para albergar o Museu Marítimo de Esposende. “A recuperação do edifício e a sua transformação em espaço museológico veio dar não só uma certa dignidade a uma edificação com mais de 100 anos, com forte história ligada ao Rio e ao Mar, através do Instituto de Socorros a Náufragos, como possibilitou, e julgo ser o mais importante, à comunidade concelhia e visitantes o conhecimento da história marítima de Esposende”, afirma Fernando Ferreira, Presidente da Associação Fórum Esposendense.

A sua abertura, a 20 de Julho de 2012, “confirmou e superou”, para Fernando Ferreira, todas as espectativas. Um cenário já esperado devido à importância que o equipamento representa para Esposende e principalmente pelo que veio proporcionar – um recordar de memórias (perdidas ou esquecidas) de uma atividade tão significativa do concelho, nomeadamente da primitiva comunidade marítima e piscatória. Desde a exposição inaugural: “ Do rio ao mar largo – a gesta esposendense”, que este equipamento tem vindo a despertar grande curiosidade junto da comunidade local e junto daqueles que visitam o concelho.

info: http://esposendeacontece.pt/

Comentários

Mensagens populares