Farol de Leça

Farol de Leça by VRfoto
Farol de Leça, a photo by VRfoto on Flickr.

LEÇA DA PALMEIRA (Portugal): Farol de Leça.

O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova é um farol português que fica localizado em Leça da Palmeira, cidade de Matosinhos, Distrito do Porto.
Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos de um e dois pavimentos. Lanterna pintada de vermelho e varandim de serviço.
Segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões.
Em edifício anexo existe um pequeno museu, também visitável, com uma exposição de peças e mecanismos ligados à temática dos faróis. No recinto exterior encontra-se ainda a coluna e lanterna do antigo Farolim das Sobreiras.
O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 46 metros.
A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilômetros) e o seu sistema iluminante é constituído por uma ótica de cristal direcional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos.

info: pt.wikipedia.org/

Comentários

Mensagens populares