Altar da capela do Sacramento

Altar da capela do Sacramento by VRfoto
Altar da capela do Sacramento, a photo by VRfoto on Flickr.

COIMBRA (Portugal): Altar da capela do Sacramento, na Sé Velha.

See where this picture was taken. [?]

A Capela do Sacramento - colateral do lado norte - possui um excecional retábulo de João de Ruão, mandado construir pelo bispo D. João Soares, um dos participantes portugueses no Concílio de Trento. Concretizou-se este projeto à custa da demolição da parte posterior do absidíolo direito, da época românica do século XII, conservando-se o primeiro tramo de planta retangular, e constituindo-se um círculo perfeitamente definido pela cúpula que possui três séries de oito caixotões decorados com cartelas. Coroa o alto um elegante lanternim, fonte de iluminação deste espaço sagrado, onde se pode ler a data de 1566, ano em que foi terminado. Revestindo as paredes interiores da Capela vê-se o retábulo, grande composição arquitetónica de dois andares com nichos. O inferior apresenta, a separá-los, pilastras decoradas com elementos maneiristas que incluem molhadas de frutos e mascarões e cartelas de Antuérpia.
Tanto o pronunciado envasamento como os diversos entablamentos do retábulo encontram-se profusamente decorados de cartelas, querubins e outros motivos à nova maniera. O andar superior possui uma estrutura semelhante, mas com algumas variantes. A divisão dos nichos é realizada a partir de colunas da ordem coríntia, com exceção do nicho central, que apresenta colunas-balaústres e arco de volta perfeita, encimado por frontão triangular. Todo o retábulo possui um dinâmico jogo rítmico.
Magnífica também é a parte escultórica, onde se nota a evocação da gravitas romana, figuras alongadas e austeras.
O andar superior apresenta, no centro do Sagrado Concílio, a figura de Cristo, sereno e majestoso, abençoando a assembleia ali reunida, tendo a outra mão ocupada com o globo do Universo. Convergem para Cristo os olhares inquiridores e expectantes dos dez Apóstolos. Cada um possui o seu atributo individualizado, mas todos transportam o Novo Testamento. A parte inferior é centralizada pelo Sacrário da Capela, ladeado por anjos músicos em movimento. Em redor estão dispostas diversas figuras: à esquerda encontra-se provavelmente S. Tiago Menor, assim como Nossa Senhora com o Menino; no lado direito, os quatro Evangelistas.

Info: www.infopedia.pt/$se-velha-de-coimbra

Comentários

Mensagens populares