Ponte romana / medieval sobre o rio Lima #3

PONTE DE LIMA (Portugal): Ponte Medieval de Ponte de Lima.

Monumento Nacional de primeira grandeza é a medieva ponte que atravessa o leito do Rio Lima, ao largo da vila minhota de Ponte de Lima. Esta ponte e este rio - que estão na origem do nome da povoação que o margina - sempre se revelaram importantes vias de comunicação do Alto Minho.
A ponte, que estabelece a ligação entre a parte central do burgo e o Bairro de Além-da-Ponte, seria reconstruída cerca de 1362. A sua estrutura é composta por 24 arcos, com o troço inicial construído sobre um velho braço do rio e que atualmente se encontra assoreado - vestígios materiais de uma anterior ponte romana que ligava o eixo viário entre Braga e a cidade espanhola de Astorga. Este trecho inicial da ponte romana, que se localiza na margem direita do leito do rio, foi edificado no tempo do imperador Augusto.
Os romanos e bem aparelhados arcos de volta perfeita contrastam vivamente com os restantes 16 arcos quebrados, que sustentam grande parte do estreito tabuleiro de circulação. Estes arcos góticos trecentistas, intercalados por olhais, estão assentes em excêntricos talha-mares graníticos que se assemelham a diminutas e pontiagudas proas de um barco.

In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-06-19].
Disponível na www: www.infopedia.pt/$ponte-medieval-de-ponte-de-lima

See where this picture was taken. [?]

Comentários

Mensagens populares