Palheiros da Costa Nova

Palheiros da Costa Nova by VRfoto
Palheiros da Costa Nova, a photo by VRfoto on Flickr.

ÍLHAVO (Portugal): Palheiros da Costa Nova.

Os antigos palheiros de habitação possuíam um só piso e erguiam-se sobre estacas, que ficavam à vista, e se encontravam assentes na areia seca. O tabuado exterior era disposto horizontalmente, mas, no final do século passado, foi introduzida uma variação, reflectindo a vontade de ostentação social: o tabuado passou a ser disposto verticalmente, sinalizando o facto de os seus proprietários viverem com certo desafogo económico. Com o aumento da população e a fixação das areias, as estacas foram sendo progressivamente reduzidas, passando os palheiros a ser assentes no solo.
Os mais antigos e modestos palheiros eram pintados a vermelhão, e só posteriormente surgiram exemplares com o tabuado pintado de duas cores, frescas e garridas, transmitindo uma atmosfera de alegria e vivacidade.
Hoje, restam poucos palheiros de madeira na Costa Nova, utilizando-se quase exclusivamente o cimento. Os mais recentes palheiros são edificados utilizando técnicas de construção modernas, mas respeitando os traços arquitectónicos dos antigos, especialmente no que se refere à fachada principal.

info: www2.dlc.ua.pt/

See where this picture was taken. [?]

Comentários

Mensagens populares