Igreja Paroquial de Santa Maria da Feira (Igreja de São Nicolau / Convento dos Loios)

 

SANTA MARIA DA FEIRA (Portugal): interior da Igreja Paroquial de Santa Maria da Feira (Igreja de São Nicolau / Convento dos Loios).

Igreja de planta em cruz latina e de nave única e claustro de dois pisos. Insere-se na tipologia das igrejas monumentais seiscentistas de feição classicista e erudita da região portuense. Modelo tridentino de transição entre São Lourenço ou São Salvador de Grijó e São Bento da Vitória (arco cruzeiro com abóbada de arestas) mas de menor verticalidade. Azulejaria da capela-mor e transepto seiscentista, de enxaquetado compósito. Retábulo-mor barroco, do Estilo Nacional e retábulos laterais barrocos da época de D. Pedro II, na transição dos Séc. XVII / XVIII.

O coro-alto assenta em arco abatido, capelas colaterais comunicantes rasgadas em arcos de volta perfeita, largo transepto e capela-mor emoldurada por arco cruzeiro arquivoltado. Nos alçados, entre a arcaria lateral, cravam-se nichos com frontões triangulares abrigando estatuária e janelões rectangulares cegos, enquanto retábulos de talha dourada se espalham pelas capelas laterais, transepto e capela-mor. Entablamento toscano corrido e pouco pronunciado sustenta abóbada de berço da nave, dividida em caixotões, interceptada no transepto por abóbada de arestas e capela-mor com abóbada de berço composta por três tramos e nove caixotões com molduras decorativas de formas geométricas.

info: http://www.monumentos.gov.pt

Comentários

Mensagens populares