Igreja Matriz de Almendra
ALMENDRA (Portugal): Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, matriz de Almendra.
Embora se conheçam referências documentais à existência de um templo em Almendra cerca de 1320, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos foi construída no terceiro quartel do século XVI, estando a obra de reedificação concluída possivelmente em 1565.
Nas centúrias seguintes, a estrutura do edifício foi alterada por algumas campanhas construtivas, nomeadamente no interior, com a edificação de capelas laterais.
O templo maneirista desenvolve-se em planta longitudinal composta por três naves rectangulares e capela-mor quadrangular, esta com contrafortes exteriores e remate em platibanda com gárgulas de canhão formando uma espécie de torreão.
A fachada principal, de linhas sóbrias e gosto erudito, é rasgada ao centro por portal de volta perfeita enquadrado em alfiz com pilastras e rematado por frontão triangular com medalhão ao centro, onde foi gravada a data 1565. Este conjunto é ladeado por dois contrafortes e encimado por óculo. Do lado direito da fachada foi edificada a torre sineira.
Nas fachadas laterais foram abertos dois portais de volta perfeita, que permitem o acesso às naves laterais, de estrutura igual, enquadrado em alfiz, ladeados por colunelos e encimados por frontão.
Comentários
Enviar um comentário