Igreja Matriz de Almendra

 

ALMENDRA (Portugal): Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, matriz de Almendra.

Embora se conheçam referências documentais à existência de um templo em Almendra cerca de 1320, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos foi construída no terceiro quartel do século XVI, estando a obra de reedificação concluída possivelmente em 1565.

Nas centúrias seguintes, a estrutura do edifício foi alterada por algumas campanhas construtivas, nomeadamente no interior, com a edificação de capelas laterais.

O templo maneirista desenvolve-se em planta longitudinal composta por três naves rectangulares e capela-mor quadrangular, esta com contrafortes exteriores e remate em platibanda com gárgulas de canhão formando uma espécie de torreão.

A fachada principal, de linhas sóbrias e gosto erudito, é rasgada ao centro por portal de volta perfeita enquadrado em alfiz com pilastras e rematado por frontão triangular com medalhão ao centro, onde foi gravada a data 1565. Este conjunto é ladeado por dois contrafortes e encimado por óculo. Do lado direito da fachada foi edificada a torre sineira.

Nas fachadas laterais foram abertos dois portais de volta perfeita, que permitem o acesso às naves laterais, de estrutura igual, enquadrado em alfiz, ladeados por colunelos e encimados por frontão. 

info: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73325

Comentários

Mensagens populares