Parque Arqueológico de Tresminas

VILA POUCA DE AGUIAR (Portugal): Parque Arqueológico de Tresminas.

No Parque Arqueológico de Tresminas, o visitante encontra uma das maiores explorações mineiras de ouro do mundo romano, com registos de actividade desde o reinado do Imperador Augusto (27 a.C - 14 d.C.) até à época de Sétimo Severo (193 - 211 d.C.).

As minas são constituídas por um sistema a céu aberto, originando crateras de grandes dimensões que testemunham o esforço humano ali empreendido, e por um complexo de galerias para transporte, escoamento e tratamento dos minérios. O abastecimento de água era feito por aquedutos desde o Rio Tinhela e da Ribeira da Fraga.

A antiguidade da presença humana na região é evidente pela existência de muitos vestígios arqueológicos, como pontes e estradas romanas ou o Castro da Cidadelha de Jales.

Ainda de destacar a importância do património natural envolvente, de características únicas, cuja vegetação espontânea é composta por mato (giestas, urzes, torga, tojo, carqueja, sargoaço) e por uma floresta de carvalhos. É ainda possível observar várias espécies de aves de rapina que aqui nidificam e os morcegos que habitam as galerias.

info: https://www.visitportugal.com/

Comentários

Mensagens populares