Igreja de S. Pedro do Mosteiro de Cête

PAREDES (Portugal): Igreja de S. Pedro do Mosteiro de Cête.

A fundação do Mosteiro remonta aos séculos X/XI. Foi da Ordem de S. Bento e a partir dos meados do século XVI da Ordem de S. Agostinho. Em 1758 encontravam-se, ainda, dois religiosos a assegurar a vida espiritual da freguesia.

A Igreja de S. Pedro de Cete, monumento Românico/Gótico, fazia parte do complexo conventual do antigo Mosteiro. Sofreu sucessivas reformas, fundamentalmente, no primeiro quartel do século XIV e no século XVI. Nos finais do século XIX e durante o século XX realizaram-se várias intervenções de conservação e restauro.

O edifício caracteriza-se por nave única de planta longitudinal e capela-mor circular, abóbadada com dois arcos torais, exteriormente reforçada por oito botaréus e três frestas, e interiormente rodeada de arcadas cegas.

Na fachada principal abre-se um portal amplo, ogival, com quatro arquivoltas assentes sobre pilastras e colunas com capitéis lavrados e bolas nos ábacos. Encima-o uma pedra de armas esquartelada e uma rosácea gótica. A norte está adossada uma torre quadrangular quatrocentista, com ameias, merlões de perfil recortado e dois algerozes zoomórficos. A flanquear a entrada sobressai um possante botaréu cingido por uma corrente de granito, ao gosto manuelino.

No flanco Norte há um portal de arco quebrado, lavrado com renques de quadrifólios e outro mais pequeno com arco de volta perfeita.

O arco triunfal é quebrado, sobre colunas de capitel decorado e encimado por óculo preenchido com uma cruz.

info: www.cm-paredes.pt/VSD/Paredes/vPT/Publica/Turismo/Patrim%...

Comentários

Mensagens populares