Igreja Matriz de Mértola

Igreja Matriz de Mértola by VRfoto
Igreja Matriz de Mértola, a photo by VRfoto on Flickr.

MÉRTOLA (Portugal): Igreja Matriz.

See where this picture was taken. [?]

A Igreja Matriz de Mértola, no Baixo Alentejo, é um reaproveitamento cristão da antiga mesquita muçulmana dos séculos XII-XIII. Foi com os cavaleiros da Ordem de Santiago, em 1238, depois de sagrado para o uso do ritual cristão, que este edifício recebeu a sua primeira intervenção, que lhe alterou a sua primitiva configuração de mesquita árabe.
Hoje, a Matriz de Mértola apresenta uma temática mudéjar do século XVI. Mas, apesar disso, torna-se possível, a partir de certos elementos arquitetónicos e decorativos, reconstituir o templo mourisco.
Merece referência a estrutura quadrangular de cinco naves, com a central mais alargada, o nicho poligonal do "mihrab" - nome dado ao nicho que integra os grandes santuários de oração muçulmanos e que tinha por finalidade indicar aos fiéis a direção de Meca- com decoração de arcos polilobados em gesso, e as colunas de suporte da mesquita, ordenadas em fiadas de seis, que sustentavam as quatro sequências de arcos. Uma torre quadrangular, até aos finais do século XVII, foi a nota dominante nos cinco telhados de duas águas que cobriam o edifício. Atualmente, ainda subsistem quatro portas de arco ultrapassado com o seu alfiz.O seu exterior, com a frontaria coroada por ameias intercaladas por grandes coruchéus, deve-se ao reinado de D. Manuel.Não se conhece o artista que reconverteu o antigo templo árabe. A remodelação quinhentista fechou o "mihrab" e algumas entradas primitivas, lançando-se no seu interior uma cobertura de abóbada de cruzaria à mesma altura, como se de uma ampla igreja-salão se tratasse, assente nas primitivas colunas, algumas das quais reconstituídas.

info: www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-mertola

Comentários

Mensagens populares