Casa da cruz suástica

Casa da cruz suástica by VRfoto
Casa da cruz suástica, a photo by VRfoto on Flickr.

CONIMBRIGA (Portugal): Casa da cruz suástica.

See where this picture was taken. [?]

A casa da cruz suástica é uma das residências de aparato em Conimbriga, mas talvez aquela em que, na base do programa, está uma arquitetura pobre, muito condicionada pela preexistência de um lote de terreno pouco generoso, produzindo um resultado final onde se encontram algumas estranhezas arquitetónicas.
A casa ocupou o plano térreo, mas tinha, na fachada, uma zona de piso superior, autónoma, acedia diretamente desde a rua.
Ao peristilo podia aceder-se por duas vias, as fauces que abriam para a rua a Oeste, ou o pequeno corredor a Norte, onde se chegava pelo espaço aberto deixado entre a casa e as lojas a Sul da via, que deveria ter acesso independente pela mesma rua.
A sala principal abrindo para o peristilo era o triclínio, colocado transversalmente, onde um jogo de três aberturas tentavam criar perspetivas alinhadas com os intercolúnios do pórtico, mas com resultados desiguais. Ao lado deste um grande cubículo abria-se para o canto Sudeste do peristilo, de que todo o lado Sul era tomado por dois compartimentos, óbvios aproveitamentos de espaços deixados pela construção central, um deles mosaicado (não sendo claro se se tratava de um espaço aberto ou fechado), o outro de função também desconhecida.

info: www.conimbriga.pt/portugues/ruinas04.html

Comentários

Mensagens populares