Ponte da Cava da Velha #2

Ponte da Cava da Velha #2 by VRfoto
Ponte da Cava da Velha #2, a photo by VRfoto on Flickr.

CASTRO LABOREIRO (Melgaço/Portugal): Ponte Nova ou da Cava da Velha.

See where this picture was taken. [?]

A ponte da Cava da Velha é uma das três pontes de origem romana que, juntamente com as da Dorna e da Assureira, pontuam, actualmente, a estrada municipal 1160, ao longo do Rio de Castro Laboreiro. Ela ligava inicialmente a via romana que, da Portela do Homem, se dirigia a Laboreiro, e a sua existência justificou-se, ainda, pela proximidade em relação a uma fortaleza castreja, situada nas imediações, como forma de garantir o processo de romanização e de ataque das tropas romanas, em caso disso (RODRIGUES, 1985, p.22).
Na actualidade, a ponte compõe-se de dois arcos de volta perfeita, de largura desigual entre si, sendo o maior de 10,60m e o menor de apenas 1,70m. Uma tal discrepância atribui-se a uma segunda fase de obras por que o imóvel passou, pelos séculos XII ou XIII, campanha que conferiu o aspecto geral que a ponte hoje ostenta.
Com efeito, e à semelhança de uma grande maioria de pontes romanas, também esta foi alvo de uma reformulação na Baixa Idade Média, cujos elementos são bem visíveis. Enquanto que as partes baixas da estrutura e a curvatura do arco são executadas em silhares bem aparelhados e com aduelas almofadadas, características da cronologia romana da obra, o tabuleiro, com lajeado irregular e com guardas de cantaria menos cuidada, revela essa reforma medieval.
O mesmo contraste é perceptível em outros aspectos: os talhamares, "de perfil triangular a montante, e rectangular, a jusante" (RIBEIRO, 1998, p.172), recorrem também a um aparelho cuidado e muito regular, ao passo que o enchimento do arco e das enjuntas é efectuado com pedra miúda disposta horizontalmente mas com muitos orifícios. E o tabuleiro, ao organizar-se em cavalete de dupla rampa, é o mais claro indicador dessa campanha dos séculos XII-XIII.

info: www.igespar.pt/

Comentários

Mensagens populares