Interior da torre de Hércules #2


Interior da torre de Hércules #2, originally uploaded by VRfoto.

CORUNHA (Espanha): Interior da torre de Hércules.

É o único farol romano que existe no mundo e que continua a cumprir a sua função. Foi construído na cidade de Brigantium, no século II, durante os mandatos dos Imperadores romanos Trajano e Adriano, por um arquitecto chamado Gaio Sévio Lupo, natural da cidade de Aeminium (actual Coimbra), e tinha como função servir de farol de navegação.
A torre possivelmente perdeu o seu uso marítimo durante a Idade Média, quando foi convertida em fortificação.
Em 1682, o duque de Uceda encarregou o arquitecto Amaro Antune da restauração da estrutura. Este construiu uma escada de madeira que atravessa as abóbadas para a parte superior, onde dispôs as pequenas torres que suportam o farol.
Foi no reinado de Carlos IV de Espanha que ficou completa a sua reconstrução, tendo os trabalhos sido iniciados em 1788. A obra neoclássica terminou em 1791 sob a direcção de Eustaquio Giannini.
Após as reformas, passou a constituir-se numa torre e num farol. De planta quadrada, ergue-se a uma altura de 68 metros. O conjunto é constituído por três corpos: o inferior, de base quadrada com 11,60 metros de largura e 34,60 metros de altura; um intermédio, de menores dimensões, de secção octogonal; e um terceiro, menor ainda, também de secção octogonal, que suporta a construção cilíndrica em vidro que protege a lanterna do farol.
Ao subir os seus 242 degraus, pode-se apreciar a vista panorâmica da linha de costa e do oceano Atlântico.

Fonte: Wikipedia

Twitter | Facebook | VMRibeiro

Comentários

Mensagens populares